sexta-feira, 26 de maio de 2017

PIPOCA PEDAGÓGICA


DECEPÇÃO
Sim, é isso mesmo! Decepção, foi o que sente em meu retorno como estagiário a Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI. Encontrei muitas mudanças. O plano pedagógico da escola continua o mesmo, mas sua implantação não.
Salas superlotadas, alunos de quatro e cinco anos dividindo o mesmo espaço em sala de aula, redução no número de profissionais e aumento na contratação de pessoal terceirizado, muitos sem nenhuma qualificação.
A alimentação? Ok, café da manhã, almoço balanceado preparado por profissionais de nutrição, frutas, lanche da tarde, e até janta. Para os professores e funcionários café, biscoito e  almoço.

O material? Ok, brinquedos novos, TV, vídeo, espaço limpo e bem organizado, parquinho amplo e muito arejado, com brincadeiras, correria e muito, muito passatempo para as crianças.
Mas... E o ensino? E o plano pedagógico? Como ensinar crianças em salas múltiplas e super lotadas? O prefeito atendeu a população criou vagas e mais vagas, juntou salas para ter novas salas, ampliou o espaço do berçário. E os projetos desenvolvidos pelos professores? O meio ambiente? O corpo? A natureza? A literatura? E o referencial Curricular para a Educação Infantil? E o lúdico com propósito?
Pelo que pude observar, estes ficam de lado, o importante é manter as crianças em um local seguro, bem alimentadas e cuidadas. Famílias atendidas em suas necessidades, felizes, votos garantidos.


quinta-feira, 25 de maio de 2017

Túrbido de palavras


Sandro de San de
And com Ana
Na Roda de Sandra
Que pensa que é Dona
E só provoca Dano
Mesmo assim recebe uma Rosa
Insana, mais louca do que San
Pula no Raso passa o Rodo
Mas...ordena
Quer uma Soda
Faz um sinal Sonoro
Como Ondas
De Xale com Leandro ou será
AlexSandro
O certo é Alexandre
Com apodo de Xande
Ela ouve Lexa
Dene acompanha
Mas é Dele a predição
Quem?  Sandro Alex
Coisa rara
A profecia ou adivinhação
Nada muda a não ser a comparação
Uma rosa, um lírio, o céu russo,
O paraíso, o inferno
Deus ou mafarrico
Ao vermelho ingratidão
Hipócritas, mundo ofensivo
Povo imoral, sem relação
Coxinhas com alto nível de irreflexão
Otários somos todos nós
pois tudo isso não passa de alucinação.

SandroAlex