quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pluralidade Cultural na sala de aula.

É importante considerar nas aulas a cultura e o conhecimento dos alunos inseridos na escola. A pluralidade cultural tem como importância trabalhar com outras culturas, costumes e conhecimentos para a formação do indivíduo e uma convivência mais tolerável. Os PCN’s destacam que a Pluralidade Cultural oferece para os alunos “oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiro e como participante de grupos culturais específicos”.
Através dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) podemos desenvolver situações onde a cultura e os conhecimentos do aluno podem ser utilizados como instrumento de ensino, além de possibilitar a ele o conhecimento de outras culturas, mostrando suas diferenças e semelhanças. A Pluralidade cultural pode ser utilizada como ligação para o trabalho interdisciplinar na Educação em vários momentos como por exemplo: ao ensinar uma dança o professor poderá trabalhar a cultura daquela dança, onde foi criada, qual figurino pra quem pratica, em qual parte geográfica é praticada, e muito mais. Além disso a Pluralidade Cultural traz oportunidades pedagógicas muito interessantes, motivadoras, que relacionam não apenas com a escola, mas também com a comunidade local e a sociedade.
Este tema possibilita ampliar questões do cotidiano para o âmbito mundial e vice-versa, colocando-se assim simultaneamente, como objetivo e como meio do processo educacional. Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) o aluno deve ser capaz de: Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias… Para isso é necessário que o professor tenha uma formação e informação ampla sobre as culturas, podendo assim disponibilizar alternativas, escolhas para sua formação sócio-cultural. “Afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade”. Para os PCN's pluraridade cultural: “Diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais”. Não significa aderir aos valores do outro, mas sim, respeitá-los como expressão da diversidade, sem qualquer discriminação. A pluralidade cultura procura entender e modificar uma ação, ou atitude de um grupo, ocorrendo uma aculturação, que segundo o dicionário Aurélio (2001) significa: “transformação da cultura de um grupo, decorrente de assimilação de elementos culturais de outro grupo social com que mantém contato direto e regular”. A questão da desigualdade social e da exclusão são discutidas dentro da pluralidade cultural, indicando possíveis soluções. Tais questões segundo os PCN's são produzidas na relação de dominação e exploração socioeconômica e política. Grandes movimentos culturais e sociais foram organizados por consequência de discriminação ou violação dos direitos. Para os PCN's: Pluralidade Cultural, não é a divisão ou enquadrinhamento da sociedade em grupos culturais fechados e sim pelo convívio e pelas opções pessoais. A relação interpessoal contribui para as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos.(PCN’s, 1997). O que precisa ser enfatizado é que impedindo que o aluno tenha bens materiais e culturais produzidos na sociedade, excluindo-o da participação coletiva, possivelmente formaremos pessoas preconceituosas e discriminadoras. A Pluralidade Cultural enfatiza tendências culturais que convivem com a população oferecendo informações, alternativas e formando novas mentalidades. Mas para acontecer Pluralidade Cultura é necessário que o professor saiba discutir a diversidade cultural a partir das próprias diferenças dos alunos, é um modo de conduzir o tema da forma mais próxima da realidade brasileira, criando uma contextualização para qualquer assunto.
SandroAlex texto: Professor Leandro Colodro

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