terça-feira, 12 de julho de 2016

Aprenda um pouquinho sobre gênero na sociologia.

1. A origem do “gênero”?
Esta palavra foi utilizada primeiro nas ciências médicas, a psicologia e a sociologia e, a partir dos anos 1980, na história das mulheres. Na França, nos anos 1970, para falar deste conceito, falávamos antigamente de “sexo social” ou de “diferença social dos sexos”. Nos anos 1972, Ann Oakley, socióloga britânica, queria diferenciar o sexo do gênero.
2. Qual é a diferença entre o “sexo” e o “gênero”?
O sexo usa somente o caráter biológico comparado ao gênero que usa o caráter cultural. Por exemplo, uma diferença de sexo pode ser que as mulheres têm peitos e uma diferença de gênero pode ser que os homens gostam do futebol. O gênero trata das diferenças que são os resultados das construções sociais e culturais, não resultados da natureza humana.
3. Porque usar o conceito de gênero na sociologia?
Podemos tratar deste conceito em diversos casos. Por exemplo, o conceito de “gênero” é usado para falar das questões de desigualdades sociais, das hierarquias, da dominação masculina, etc. Por exemplo, muitas vezes tratamos das desigualdades nas tarefas domesticas. O fato que em termo de horário, em geral, as mulheres passam mais tempo no trabalho domestico. Este fato, pode ser trabalhado com o conceito de gênero. Na verdade, esta desigualdade, não é questão de natura mas de cultura.
curso de sociologia
4. O quê fala Pierre Bourdieu sobre este conceito?No famoso livro dele, A dominação masculina (1998), Pierre Bourdieu explica que temos que tratar do gênero como “costumes sexuadas”. Para ele, as três instituições permitiram esta dominação: A Família, a Escola e a Igreja.
5. Como mensurar as desigualdades de gênero?Existe um índice para mensurar estas desigualdades. Este índice se chama: “índice das desigualdades de gênero” e toma em conta o nível de instrução, a participação econômica, a participação política e as questões da saúde.
6.Onde começam as desigualdades de gênero?
As desigualdades de gênero começam desde a infância, é dizer, a socialização primária. Na verdade, de maneira muito geral, as meninas gostam das “Barbies”, gostam de brincar cozinhando, fazendo a limpeza e os meninos gostam do “Action Man”, dos jogos envolvendo força, etc. As desigualdades começam aqui. Os pais, a família, a escola têm comportamentos diferentes em função do sexo do menino. O menino tem que ser forte e a menina tem que ser mais tranquila, séria, ter boas notas na escola. Além disso, a menina reproduz as ações da sua mãe e o menino reproduz as ações do pai. Os pais são os primeiros modelos de comportamento para os filhos. O indivíduo, desde a socialização primária aprende as diferenças de gênero.

Nenhum comentário: